Páginas

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O Escritor Fantasma


O Escritor Fantasma (The Ghost Writer, filme)
A vida sempre foi turbulenta para o virtuoso diretor Roman Polanski. Polonês e judeu, Polanski sobreviveu aos terrores da Segunda Guerra Mundial, teve sua esposa assassinada pela Família Manson (de Charles Manson) e ainda foi acusado de pedofilia e estupro, crime que paga até hoje. Recentemente foi preso na Suíça, onde foi participar do Festival de Cinema de Zurique e agora está em exílio.
Mesmo com sua agitada vida, Polanski dirigiu grandes clássicos do cinema, como o assustador “O Bebê de Rosemary”.A mais recente produção de Polanski, “O Escritor-Fantasma” (The Ghost Writer), baseado no livro The Ghost(de Robert Harris), apesar de não vir acompanhada da antiga glória do diretor, entrega um excitante political thriller. Um escritor-fantasma é um artista que, sendo pago, escreve em nome de alguém.
O “fantasma” da história (Ewan McGregor, Obi-Wan Kenobi nos episódios I, II e III de Star Wars e Ed Bloom de Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas) foi chamado pra escrever pelo ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Adam Lang(Pierce Brosnan,de 007 contra Goldenye) , que teve seu antigo escritor-fantasma e amigo próximo, Mike McAra, recentemente morto.Lang, durante seu mandato, teve relações próximas com os EUA e foi febre política em sua candidatura(Lang é uma clara alusão ao ex-primeiro ministro Tony Blair). Lang está fazendo uma campanha filantrópica nos EUA e o “fantasma” precisa vir da Inglaterra para visitá-lo e terminar a autobiografia de Lang, escrita pelo falecido “fantasma” McAra.
Quando o “fantasma” chega em seu destino, Lang é acusado por tribunais internacionais de prender supostos terroristas entregando-os para tortura na CIA – um crime de guerra – e Lang deve permanecer nos EUA, onde não são reconhecidos os tribunais. Acusado pelos seus inimigos, Lang vive sob ameaça constante do roubo do projeto de sua autobiografia, sendo esta protegida duramente.
Enquanto o “fantasma” avança em cima do antigo manuscrito de McAra, começa acreditar que este, em vez de ter morrido afogado, na realidade fora assassinado por descobrir o que não devia sobre a carreira de Lang.






Criando uma atmosfera de suspense, que vai desde o rumo da história até a cenografia, Polanski mostra que ainda sabe o que faz. O inverno da costa leste norte-americana é bem reproduzido pelo diretor que, como está em exílio, teve de improvisar nas praias européias. Ghost Writer é uma ótima experiência cinematográfica, marca o retorno de Polanski e conta com alguns elementos hitchcockianos; com tudo isso, é um filme que merece ser visto.

Um comentário:

  1. Um dos melhores Polanski!!!

    http://oirlandes.blogspot.com/2011/02/o-escritor-fantasma.html

    ResponderExcluir