Páginas

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Breaking Bad


Breaking Bad (Série)
Walter White é um exímio químico, pai e marido. Mesmo contribuindo para uma pesquisa que ganhou o prêmio Nobel, Walter é um debochado professor de química do Ensino Médio e ainda trabalha para um lava-carros para sustentar o estilo de vida de sua família. Seu filho tem paralisia cerebral e sua mulher está grávida.
Sua família é o que ele mais preza em sua vida, mas deve deixá-la. O sempre educado e conformado Sr.White é diagnosticado com câncer pulmonar, estágio terminal, que pode atrasar com quimioterapia, mas Walter não tem mais que dois anos à sua frente. O tratamento é caríssimo e é só um atraso para o inevitável. É nessa hora que o não-fumante Walter vê como sua vida é frustrante. ”Como eu vou sustentar minha família dentro de um caixão?”
Walter demora a contar para sua família sobre a condição. Não queria deixá-los preocupados com seu tratamento.
Hank Schrader, cunhado de Walter, é um agente da DEA (equivalente à ‘divisão de narcóticos’) que conta para Walter, antes dele revelar sua condição, que apreendeu U$700.000,00 em mercadorias em um laboratório de metanfetamina. Walter demonstra um estranho interesse e Hank decide levá-lo para uma apreensão para assistir de longe, sem fazer idéia do conflito financeiro imaginário de Walter. Enquanto Walter assiste do carro a apreensão, vê Jesse Pinkman, um ex-aluno, fugindo do laboratório.
Mais tarde, Walter procura Pinkman e lhe faz uma proposta: “Você conhece os negócios, eu conheço a química”. Walter White se torna um ‘cozinheiro’ de crystal meth¹ com data de validade, sem nada a perder e que faz tudo pela sobrevivência de sua família.
Walter White muda tanto ao longo da série que cria duas ‘personas’: Walter White, homem de família e Heisenberg (do princípio da incerteza de Heisenberg²), um homem implacável, que faz tudo que precisa para ter o que quer e age friamente.
(Breaking Bad está começando a ser exibido na AXN no Brasil, mas já está na terceira temporada na AMC dos Estados Unidos.)
A inteligência de Walter é refletida em seu jeito de ‘cozinhar’. Metódico e preciso, Walter utiliza um laboratório móvel, um trailer equipado com tubos de ensaio e Erlenmeyers, para ‘cozinhar’. Apesar de nunca ter cozinhado crystal meth antes, Walter o faz incrivelmente devido à suas habilidades com cristalografia.
Ao mesmo tempo em que Walter vai se tornando cada vez mais violento à medida que o seriado avança, usando sua inteligência para confrontar o submundo do crime e seus líderes, ele se torna manipulador, encobrindo suas viagens para sua família.
Seu parceiro, Jesse Pinkman, apesar de ter trabalhado com crystal meth e com traficantes, é inexperiente, juvenil e, ao contrário do que ele diz e pensa, é um péssimo cozinheiro quando comparado a Walter. Seu caráter naïve se contrasta com a personalidade calculada de Walter, que o diz que é irracional eles usarem o próprio produto.


Com um roteiro muito bem escrito, Breaking Bad cria tensões e surpresas que deixam o telespectador chocado. Ganhador de quatro Emmys, BB tem uma das melhores atuações vistas em um show televisivo, em grande parte pelo ator Bryan Cranston, que interpreta Walter White e já atuou em sitcoms.Muitos acreditavam que um seriado com um ator de comédia e um pôster dele de cueca e camisa segurando uma arma era forçar demais.Breaking Bad,assim como Bryan Cranston, mostra quão erradas as aparências podem ser.

1- Crystal Meth – Metanfetamina, forma cristalizada com aparência de vidro fosco.
2-Principio da Incerteza de Heisenberg – Princípio da Física Quântica que diz que não se pode determinar a posição e a velocidade de uma partícula microscópica simultaneamente.

4 comentários:

  1. Depois de ler sua resenha, estou baixando a série para assistir...me deixou curiosa....hauhauhau

    ResponderExcluir
  2. hm, muito bom, adorei seu blog, quero ver mais resenhas em

    ResponderExcluir
  3. Muito bem feita a resenha, Four, deu até vontade de assistir. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Esta série acabou por ser minha favorita. Um fator que coloca essa série acima das demais é a proposta original de seus criadores para o protagonista Walter White (Eu certamente sabia que Bryan Cranston terá uma participação especial em Curb Your Enthusiasm ). Em tempos de múltiplas telas conectadas, em que a disputa pela atenção do espectador passa por um vaivém frenético entre redes sociais, canais de televisão e sites, Breaking Bad fisgou a todos com uma mistura antes vista apenas em grandes obras da literatura e do cinema. Enquanto a maioria das séries de TV começa sem saber onde vai parar, dependentes do humor implacável da audiência, Breaking Bad teve início, meio e fim definidos desde o primeiro dia. Seus criadores tiveram a coragem, e a sagacidade, de seguir o plano original, construindo tijolo por tijolo uma história convincente e angustiante, que pega o telespectador pela gola e o obriga a assistir a cada episódio com frequência religiosa. Breaking Bad não teve o destino de tantas séries que foram canceladas antes de florescer, como Firefly, muito menos teve seu prazo de validade prolongado e por consequência uma queda brutal de qualidade por fazer sucesso demais, como Prison Break. Não.

    ResponderExcluir